top of page

O que você precisa saber sobre a Geleia Real? Benefícios e outras coisas.

A geleia real é uma substância poderosa, que faz jus ao seu nome. Neste artigo será explicado algumas coisas importantes que você precisa saber sobre a geleia real.


Geleia real no favo
Favo com larvas de abelhas alimentadas com geleia real.


1)        Do que é feita a geleia real?


A geleia real não é o que você inicialmente pensa que é. Na sua forma mais pura e crua, a geleia real é uma substância rica em proteínas que é excretada pelas glândulas das abelhas operárias (em outras palavras, é a versão do leite materno das abelhas).

Todas as larvas de abelha são alimentadas com geleia real durante os primeiros dias de vida. Mas são as larvas selecionadas para se tornarem abelhas rainhas que são banhadas em geleia real para criar células mais substanciais em forma de rainha, que então passarão a governar futuras colônias de abelhas. As abelhas rainhas comem geleia real durante toda a vida.

A geleia real normalmente contém cerca de 60% a 70% de água, 12% a 15% de proteínas, 10% a 16% de açúcar, 3% a 6% de gorduras e 2% a 3% de vitaminas, sais e aminoácidos. A sua composição também varia, dependendo da sua origem e do clima e das condições locais.

Não se confunda com pólen apícola, cera de abelhas, veneno de abelhas ou própolis, embora todos também possam ser produzidos por abelhas, não são a mesma coisa que geleia real.


2)        Uma breve história da geleia real


A geleia real é uma substância altamente considerada nas culturas de diversas partes do mundo. É considerado um produto altamente valorizado e precioso, devido a:

 

  • A maneira como é produzida;

  • O fato de estar disponível em quantidade limitada;

  • Não é fácil de se obter.

Historicamente, isso significa que ela tem sido usada principalmente pela realeza, assim como as rainhas das colmeias, que vivem dela durante toda a vida.

Na medicina chinesa, é referida como sendo o “alimento dos imperadores”, enquanto os Marajás da Índia há muito que a valorizam como sendo a chave para manter a energia juvenil. No Egito, foi dada aos faraós para ajudar a promover a longevidade, enquanto a rainha Elizabeth acreditava que o uso regular da geleia real ajuda a prevenir a fadiga.


3)        Quais são os benefícios da geleia real?


A geleia real é capaz de fazer maravilhas na pele, no cabelo e na saúde e bem-estar geral das pessoas. Existem vários motivos pelos quais as pessoas usam e elogiam. Listamos alguns deles abaixo:


  • Contém muitos nutrientes: A geleia real é composta por nove glicoproteínas, que são conhecidas coletivamente como Principais Proteínas da Geléia Real (MRJPs) e dois ácidos graxos, ácido trans-10-hidroxi-2-decenóico e ácido 10-hidroxidecanóico. Mas isso não é tudo. Também contém alguns minerais, bem como esta longa lista de vitaminas B:

 

Tiamina (B1)

Riboflavina (B2)

Ácido pantotênico (B5)

Piridoxina (B6)

Niacina (B3)

Ácido fólico (B9)

Inositol (B8)

Biotina (B7)

 

  • Efeito antioxidante: A  geleia real pode ajudar a reduzir o estresse oxidativo no corpo. Segundo vários estudos, são os aminoácidos, ácidos gordos e compostos fenólicos que lhe conferem qualidades antioxidantes.

 

  • Ajuda na saúde da pele: Quer seja aplicada topicamente ou por via oral, acredita-se que a geleia real é capaz de ajudar no tratamento de problemas de pele. Estudos demonstraram que a geleia real pode aumentar a produção de proteínas envolvidas na reparação tecidual.

 

  • Ajuda a regular a pressão arterial normal: A geleia real pode ser uma aliada para manter níveis normais de pressão arterial. Estudos iniciais revelaram que isto pode dever-se a proteínas específicas presentes na geleia real.

 

  • Pode aliviar os sintomas da Tensão Pré-Menstrual (TPM): Pesquisas preliminares mostraram que a geleia real pode afetar a TPM. Num estudo de 2014 publicado na Complementary Therapies in Medicine, 110 mulheres com TPM receberam 1.000 mg de geleia real ou um placebo. Após dois ciclos menstruais, as mulheres do grupo da geleia real relataram uma redução de mais de 50% na pontuação dos sintomas da TPM, enquanto as mulheres do grupo do placebo tiveram uma redução de menos de 5%.

  

  • Propriedades probióticas: Isso se deve ao fato de a geleia real ser fonte de bifidobactérias, que auxiliam na saúde do trato gastrointestinal e é um tipo de probiótico. Estudos clínicos atribuíram o aprimoramento imunológico à presença de bifidobactérias no trato gastrointestinal. Enquanto isso, acredita-se que a composição única da geleia real sugere que ela pode aumentar o crescimento, a atividade e a viabilidade das bifidobactérias em produtos lácteos fermentados.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page